top of page
LOGO 2021.png
PROGRAMA
Formação Cidadã
NÚCLEO BOMBEIRO INFANTO/JUVENIL

A Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras - BUSF-Brasil para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, desenvolve o Programa de Formação Cidadã Infanto-Juvenil, denominado PROGRAMA BOMBEIRO INFANTO-JUVENIL.

 

Este programa tem por finalidade apresentar os preceitos da cidadania brasileira de maneira lúdica envolvendo crianças e jovens adolescentes no trabalho de Prevenção e Combate a Incêndio, além de transmitir conhecimentos voltados à temática do dia a dia na área de emergências urbanas, independentemente de suas características de atuação (Civil, Militar ou Voluntário). Tem como base de sustentação pedagógica o ensinamento da moral e do civismo, dentro dos preceitos hoje regidos pela Constituição Federal de 1988, e se baseia na ética de comportamento e convivência social entre a criança, o jovem e a sociedade em que estão inseridos.

 

A meta primaz do Programa de Formação Cidadã Infanto-Juvenil é lapidar crianças e jovens a serem bons cidadãos, baseando-se na justiça, na honestidade, nos princípios da ética comportamental e nos altos valores de comprometimento com a moral e a honra, baseando-se para tal nos ensinamentos oriundos das fileiras militares com adaptações para as idades aplicadas levando-se em conta o desenvolvimento intelectual da criança e do jovem pertencente aos quadros do Programa.

 

A preocupação com os valores humanos e o desenvolvimento de uma educação com forte sentimento de cidadania, faz com que a Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras – BUSF-Brasil, através de sua Diretoria Social e de Cooperação, amplie seus trabalhos sociais através de programas como este que visam atender crianças de 8 a 12 anos incompletos, e jovens de 12 anos completos a 17 anos.

 

Como método avaliativo e de estudos de implantação, a entidade procurou em 2005 formatar um projeto piloto no Bairro do Jardim do Lago na cidade de São Bernardo do Campo, sob a coordenação direta da Sra. Carleci de Souza Silva – Diretora da entidade e coordenadora do Projeto inicial, que teve um índice de aprovação pelos jovens e seus país de 100%.

 

Para a continuidade do programa a Coordenação Nacional da BUSF-Brasil, readequou as atividades em acordo ao Estatuto de Menor e Adolescente em vigor.

 

A partir de 2015, implementou-se permanente o Programa de Formação Cidadã – PROGRAMA BOMBEIRO INFANTO/JUVENIL, que é conduzido pela Diretoria Social e de Cooperação recebendo total suporte material, técnico e logístico das demais diretorias e Divisões da organização. Programa esse que pode ser implantado em quaisquer cidades do Brasil onde esteja presente representantes da BUSF, todos sob aa orientação técnica na Diretoria Social e de Cooperação.

 

A primeira fase tem como objetivo criar um corpo de crianças e jovens que serão os multiplicadores do programa e futuros responsáveis juntamente com os coordenadores.

 

A lapidação de caráter dos participantes se dá através de aulas temáticas, teóricas e práticas ou em forma de atividades esportivas, visitas expositivas e atividades lúdicas desenvolvidas pelos instrutores do programas que poderão ser permanentes do projeto ou esporadicamente convidados oriundos da sociedade organizada e de instituições públicas como às Forças Armadas as Policias Militares, As Guardas Civis, os Corpos de Bombeiros Civis, Militares ou Voluntários, as Universidades Públicas ou Privadas e representantes de empresas, além de profissionais de diversos setores da sociedade, com vista a preparar a criança e o jovem para, o caminhar de seu futuro. Tendo obrigatoriamente na grade do programa de ensino o adestramento desse corpo de crianças e jovens nas técnicas de atendimento a emergências para com isso fortalecer o conceito de solidariedade que marca a atividade do Profissional Bombeiro.

 

Apesar do Programa estar ligado diretamente aos ensinamentos e às técnicas de atendimentos a emergências, resgate, busca, salvamento e combate a incêndio, a finalidade é fazer com que a criança ou o jovem aprendam os valores da cidadania, da honestidade da humanidade e da urbanidade, o que lhes proporcionará uma base sólida para o desenvolvimento desses jovens em consonância com os valores de brasilidade que todos devemos ter e que de maneira positiva marcará o caminhar consciente não somente dos participantes do programa, mas também de todos aqueles de estarão ao seu redor durante toda a sua vida, o que lhe dará uma base sólida para desempenhar no futuro a profissão de BOMBEIRO ou quaisquer outras que venha a exercer na sociedade durante ao longo de sua vida.

 

Este sentimento de respeito ao próximo é o ponto de partida nos trabalhos que serão executados dentro do Programa de Formação Cidadã Infanto-Juvenil, pois é através do respeito que a criança e o jovem entenderam o quanto é importante a sua participação positiva na sociedade.

 

Resgatar ou Salvar uma vida é algo de muita responsabilidade, mas que exige um bom caráter e um grande comprometimento com valores éticos, além de um grande conhecimento de segurança.

 

Para a comunidade, o Programa traz benefícios significativos do momento que garante uma parcela de cidadãos treinados a estarem aptos a enfrentarem problemas diante de situações de emergências, que procurarão tornar a comunidade resiliente e restaurar de maneira consciente e capacitada a condição de normalidade social dentro da perspectiva desses jovens nas situações de emergências que se apresentem.

 

Vale ressaltar que o trabalho voluntário, desperta desde cedo à responsabilidade nos cidadãos do futuro, que estarão formando uma sociedade mais solidária, justa e comprometida com o desenvolvimento da nação.

bottom of page