Unidade de Bombeiros Voluntários

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE UNIDADES DE BOMBEIROS.

UNIDADE DE BOMBEIROS CIVIS E VOLUNTÁRIOS

A BUSF-CPLP acredita que a criação de Unidades Voluntárias de Bombeiros, organizadas em Sociedade Humanitárias de Bombeiros Voluntários, seja uma das soluções para a falta de bombeiros no Brasil. Com o pouco investimento promovido pelos estados brasileiros devido ao alto índice de endividamento, o Brasil passa hoje por uma condição de sub-operacionalidade de unidades de bombeiros. Uma das metas Estatutárias da BUSF-CPLP é promover e fomentar a criação de Unidades de Bombeiros Voluntários ou mistos, dentro de prerrogativas e legislações que possam unir organizações governamentais e privadas de caráter público para ampliar o número de cidade e de habitantes que possam gozar dos serviços essenciais dos bombeiros.

As Unidades utilizaram o mesmo uniforme operacional da organização porem com distintivo próprio além de manicacas sobre o distintivo e a bandeira nacional com o nome da cidade. A principal ideia é começar a trabalhar com as novas propostas da nova NBR 14608 que já está para ir a consulta pública através da ABNT. Como membro da CB 24 a BUSF tem o compromisso de adequar-se às mudanças que acreditamos serem de interesse para a classe de profissionais bombeiros civis como contratados ou voluntários.

Outra condição fundamental para que o programa funcione, é fazer com que essas unidades de Bombeiros Voluntários possa interagir diretamente com a Defesa Civil de cada município e com os demais órgãos de segurança como as Polícias Militar e Civil a Guarda Municipal e as Unidades dos Corpos de Bombeiros Militares, seja através de parcerias específicas ou mesmo por associação direta como NUDECs ligadas a Defesa Civil dos municípios.

COMO INICIAR A INSTALAÇÃO LEGAL DE UMA ENTIDADE DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

O primeiro passo a ser dado para aqueles interessados em constituir uma UNIDADE DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS, associado a Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras - BUSF-CPLP, é a escolha de 5 (cinco) membros, de deverão se cadastrar primeiramente à BUSF, veja como fazer isso no link: http://www.busfbrasil.org.br/faca-parte

​Depois apresente seu interesse a Coordenação Geral da BUSF, através de uma carta ou e-mail para que possamos começar a providenciar as medidas legais para criarmos a entidade na sua cidade. A BUSF tem exigências para que seus membros possam exercer cargos de chefia e comando na organização, procure saber quais são. Importante também é você já ter o seu endereço, um espaço para iniciar as atividades da unidade.

​Depois desses tramites o próximo passo é formatar os Estatutos da SOCIEDADE CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE (Sua cidade). Para isso já deve haver pelo menos 5 (cinco) pessoas interessadas em compor legalmente o Conselho Diretor para que possa o estatuto ser devidamente registrado.

​Após o registro do Estatuto o passo seguinte será via site da Receita Federal solicitar o CNPJ, cumprido as exigências junto a Delegacia Regional da Receita Federal com apresentação do Estatuto em pouco tempo se estiver tudo em ordem, a instituição receberá seu número que estará disponível no site da Receita Federal http://idg.receita.fazenda.gov.br/

​Com os estatutos registrados e o CNPJ, é hora de ir na prefeitura da cidade e solicitar seu registro municipal, de cidade para cidade variam as exigências documentais, mas o mais importante são os documentos que já possui.

​A BUSF-CPLP lhe dará apoio legal para que possa desenvolver os processos de adequação jurídica em conformidade com a Constituição Brasileira de 1988 e o Código Civil, por essa razão ao lado em arquivo WORD, você poderá baixar uma cópia modelo para que seja preenchida, ou solicitar que a BUSF-CPLP desenvolva os estatutos.

​Para todas as Unidade de Bombeiros Voluntários Ligadas a Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras - BUSF-CPLP no Brasil deverão ser seguidos o organograma esquemático da SOCIEDADE CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS de sua cidade, veja o organograma abaixo.

​Os cargos que estão numerados de 1 a 5 são os exigidos para que possamos dar inicio ao processo e cada função poderá ser especificada pelos nossos delegados e subdelegados.

Os membros de todas as unidades de Bombeiros Voluntários devem ser pertencentes aos quadros da

BUSF-CPLP

As Unidades de Bombeiros Voluntários, seguiram padronização de uniformes da Organização. Com apliques aos mesmos distintos para cada unidade

As Unidades de Bombeiros Voluntários, poderão ser compostas por Bombeiros Civis contratados sempre inferior a quantidade de voluntários

As Unidades poderão realizar parcerias publicas e ou privadas para receberem recursos para aquisição de equipamentos e  materiais.

A BUSF-CPLP, Treinará os membros de cada Unidade em acordo a realidade da cidade onde se instalar

Estatuto Modelo

Todos os Direitos Reservados para BUSF-CPLP - Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras