Conselho Institucional da Presidência
CONSELHO CONSULTIVO

      O Conselho Institucional da Presidência da BUSF, tem a característica de um Conselho Consultivo de NOTÓRIOS PROFISSIONAIS e RESPEITADOS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE BRASILEIRA, sua finalidade é de assessorar o presidente da BUSF na formulação de diretrizes de ação de trabalho. Sua função não é tomar decisões do dia a dia, mas sim orientar a presidência da BUSF sobre determinadas decisões que venha o Presidente a ter de tomar para resolver problemas de interesses políticos, geopolíticos, institucional ou administrativo/operacional seja na esfera municipal, Estadual, Federal ou Internacional.

 

        Com isso a Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras – BUSF-Brasil procurou formar um grupo de notáveis na área de resposta a emergências e da sociedade civil organizada de confiança da instituição e da Presidência com o intuito de formatar o Conselho Institucional da Presidência da BUSF.

 

        O Conselho não precisará dar expediente nem tão pouco assumi responsabilidades legais jurídicas na BUSF, ele tem a tarefa exclusiva se nortear, orientar e analisar os dados repassados para ofertar um parecer analítico sobre ações políticas, geopolíticas, administrativas e operacionais; Analisar projetos e programas que possam ser desenvolvidos e implantados pela instituição, porém realizando essas atividades quando acionados podendo ser feito em reuniões esporádicas abertas ou fechadas, mensais, bimensais ou com outra periodicidade a critério da Presidência da BUSF com todos os conselheiros ou com apenas um de acordo com a necessidade da análise e conhecimento do conselheiro escolhido.

CONSELHEIRO CONSULTIVO

Julio Verna Neto - Brasileiro, nascido em 1961.

Veterano da Força Aérea Brasileira, graduado em Educação Física. um dos fundadores da Associação do Grupamento de Resgate Civil - AGRC, também conhecida como Resgate Voluntário, fez parte da equipe de extração e resgate de pilotos no Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 em São Paulo considerada pelo Dr. Sid Watkins (FIA) como uma das mais eficientes equipes do mundo. Esteve em missão humanitária na Guiné-Bissau por 3 meses pela Fundação AMI – Assistência Médica Internacional, em programa mundial de desenvolvimento humano na área de saneamento (ODF - Open Defecation Free) em parceira com o UNICEF - no combate as doenças diarreicas e na prevenção ao Ebola. Conhece bem o Brasil e várias cidades da Europa e Estados Unidos. Durante suas viagens, fez visitas a Corpos de Bombeiros e Equipes de Resgate e Emergência na Espanha e nos Estados Unidos, incluindo a sede das Nações Unidas em Nova Iorque.

Especialista e habilitado em: Assistência e ajuda humanitária; Logística, planejamento e gerenciamento de emergência; Segurança, prevenção, proteção e defesa civil; Reconhecimento, avaliação e coordenação em desastre; Busca e localização de vítimas; Resgate e salvamento; Emergências médicas e de saúde, e WASH.

CONSELHEIRO CONSULTIVO

Antonio Claudio Esquincalha - Brasileiro, nascido em 1951.

30 anos de serviços ao Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo, aposentou-se como 2º Sargento Bombeiro. É instrutor de Brigadas de Incêndio Industriais, Formação e Capacitação de Bombeiros Civis e Voluntários, durante seus anos junto a Corpo de Bombeiros participou de diversas ocorrências de salvamento e incêndio, detentor de vários cursos na área de emergências como o de formação de Bombeiro Militar, Combate a Incêndios Florestais, Bombeiro Aeroportuário, Atendimento Pré-Hospitalar dentre outros de salvamento como Atendimento a Emergências Químicas HAZMAT.

Especialista e habilitado em: Proteção Contra Incêndio – NR 23; Equipamento de Proteção Individual – NR 06; Combate a Princípio de Incêndio; Rádio Comunicação; Resgate Aquático; Medição de Vazão e Pressão; Resgate em Espaços Confinados; Resgate Técnico Vertical; Avaliação de Sistemas Fixos de Combate a Incêndio; Condução de Veículos de Transporte de Emergências

CONSELHEIRO CONSULTIVO

Fabrício Nogueira - Brasileiro, nascido em 1983.

Engenheiro de Produção formado pela UERJ / UNESA Pós Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho - Técnico em Segurança do Trabalho pela Escola Técnica Estadual de Santa Cruz - RJ. Foi Coordenador Auxiliar do Curso de Pós Graduação em ENGENHARIA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO junto a Universidade Católica de Petrópolis - atuando diretamente na montagem do da grade curricular do curso. Interface com conselhos regionais e federais para reconhecimento do curso. Criador do Curso de BOMBEIRO ESPECIALISTA EM INCÊNDIOS FLORESTAIS em Santa Catarina - no ano de 2020. Foi o Coordenador do primeiro curso no Brasil de Incêndios Florestal para Bombeiros. Curso este desenvolvido com base na NFPA 1051 e com a Mentoria de Oficiais Bombeiros Americanos. Criador do Canal Universidade Segurança Contra Incêndio. Membro do Comitê de Estudos do CB-24 da ABNT.
 

Especialista e habilitado em: Engenharia de Produção; Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho; Incêndio Estruturais e Incêndios Florestais; Supervisão e Segurança, Meio Ambiente e Saúde. Especialista em Normas de Segurança Contra Incêndio, com experiência em treinamento de profissionais em grandes instalações desde 2010

CONSELHEIRO CONSULTIVO

Carlos Alberto Giacovetta - Brasileiro, nascido em 1964.

Graduado em Engenharia Florestal, pela Universidade Federal de Viçosa – Viçosa – MG, é Perito Judicial Ambiental é Delegado Estadual da Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras; e Professor da UniBUSF. Possuidor de sólidos conhecimentos em topografia, com cadastrado junto ao INCRA. Elaborador de projetos hidrológicos e hidráulicos para ponto de captação e lançamento de água superficial, barramentos de terra e travessias; Inventário Florestal e Inventário Florestal de Mata Nativa; Realiza a elaboração de Relatório de Controle Ambiental, Plano de Controle Ambiental, Relatório Ambiental Preliminar e similares e reservas legais. Na área de emergência possui curso de formação de Bombeiro Civil, Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas - BREC  e Atendimento Pré-Hospitalar - APH em conformidade a postaria 2048 do Ministério da Saúde

Especialista e habilitado em:Realizar perícias ambientais nos municípios: Monte Santo Minas (MG), Mococa (SP), Aguaí (SP), Miracatu (SP), Leme (SP); realizar a elaboração de projeto para Implantação de Torre de Incêndio; Laudos de manejo de fauna e  Levantamento Fitossociológico de espécies nativas e exóticas.

CONSELHEIRO CONSULTIVO

Vereador Eduardo Henrique Ricci  - Brasileiro, nascido em 1982.

Vereador na cidade de Batatais/SP, é Bombeiro Civil formado desde 2013 Trabalha mesmo como vereador  ainda trabalha diretamente na remoção e internação de dependentes químico e psiquiátricos. E palestrante e formador de profissionais na área de remoção com pacientes em surtos psiquiátricos, foi Diretor e parte do corpo docente da FEBRACI (Federação Brasileira de Clinicas Involuntárias). Terapeuta especializado em Dependência Química. Membro da Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras - BUSF desde 2016.

Especialista e habilitado em: Prevenção e Combate a Incêndio, Salvamento Terrestre, em Áreas Inóspitas e Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas

CONSELHEIRO CONSULTIVO

Cristiano Augusto Vargas - Brasileiro, nascido em 1976.

Técnico de Segurança do Trabalho é Servidor Publico Municipal da Cidade de Várzea Paulista, atualmente Coordenador da Defesa Civil do Município e Presidente do Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários da Cidade de Várzea Paulista, Gestor em Proteção Contra Incêndios Florestais, Instrutor de Combate a Incêndios Florestais,ministra aulas de Resgate na Mata, Primeiros Socorros e APH, Possui vasto conhecimento Internacional: Voluntario desde 2010 no SAMU International Network, Conhecimento do Sistema Logístico do SAMUR de Madrid e Curso no Crisis Task Force 2012 em Sevilha, pelo SAMU S/A, com certificado expedido pela Univercidad de Sevilla. Atuou em varias frentes em combate a incêndios florestais, é possuidor de especializações no Chile, sendo uma em Gestão em Proteção Contra Incêndios Florestais pelo CONAF e outro na ANB Academia Nacional de Bombeiros - Chile, Resgate Urbano I e II, ambos bolsa de estudo pela KIZUNA - Japão.

Especialista e habilitado em: Laudos técnicos na área de Segurança do Trabalho, Gestão de Incêndios Florestais, habilitado para ministrar instruções e cursos de formação na área de Prevenção e Combate a Incêndio, Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida

CONSELHEIRO CONSULTIVO

Afonso Celso Pires de Almeida Filho - Brasileiro, nascido em 1965.

Empresário é veterano do Exército Brasileiro com atuação na Polícia do Exército, graduado em Hotelaria – e Pós-Graduado em Programa de Desenvolvimento de Executivos – PDE prestando serviço em diferente setores a mais de 35 anos ao Exército Brasileiro, é atualmente o Presidente/CEO da Associação Brasileira de Formação Intensiva e Reciclagem Especializada em Bombeiro Civil que tem como meta junto a quarteis do Exército formar soldados para a vida civil na profissão de Bombeiro Civil. É palestrante em Instituições superiores como UNIP, ESTÁCIO, SÃO JUDAS, UNINOVE, ANHEMBI MORUMBI dentre outras. Domina o Idioma Inglês, Espanhol e Grego, possuindo cursos e capacitações na área de Mediação e Conciliação; PPC -  Personal & Professional Coach; Leader as Optimizer and Positive Leader e Advanced Sales Strategies.

Especialista e habilitado em: Possui experiência na área acadêmica como coordenador e docente das disciplinas de Gestão em Alimentos e Bebidas, Hospedagem e Administração Hoteleira. Experiencias na realização de contatos com instituições financeiras para captação e aplicação de recursos. Contatos com órgãos governamentais. Desenvolvimento de projetos e negócios na área de Telecomunicações (UHF, VHF, telefonia móvel e fixa).

Todos os Direitos Reservados para BUSF-CPLP - Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras