CAPÍTULO – XI

APLIQUES PERMANENTES PARA UNIFORMES/FARDAS

DA BUSF-CPLP

Art. 1º

 

Este capítulo trata dos apliques permanentes aos uniformes da BUSF-CPLP, onde a criação, desenvolvimento, cores, características e uso são exclusivos de membros da organização ou organização parceira desde que autorizado pela Presidência da organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras.

 

§ primeiro: Todas as representações da BUSF-CPLP devem atentar para o fiel cumprimento do presente R.D.U. referente a posicionamento nos uniformes, modelos e cores do apliques, distintivos, breves, e demais patches quando aplicado a uniformes da organização.

Art 2º

São apliques permanentes confeccionados em borracha sintética da Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras:

I -Bolacha do emblema de armas da BUSF-CPLP, confeccionada em borracha sintética na medida de 75 mm de diâmetro, nas cores azul celeste, branco e azul marinho;

II - Emblema da Força Tarefa para Emergências da BUSF-CPLP, confeccionada em borracha sintética na medida de  65 mm de largura por 95 mm de altura nas cores branca, verde, amarela, azul marinho e dourado.

Observação: Este emblema sofre alteração quando utilizado por membros da organização pertencentes aos quadros operacionais dos demais países da CPLP, devendo suas alterações obedecer a composição de cores do país.

III - Bandeira Brasileira, confeccionada em borracha sintética na medida de 50 mm de altura por 85 mm de largura.

Observação: Nos uniformes de membros associados dos demais países da CPLP, utilizar a bandeira do país de origem

IV - Manicacas indicativas de quadros operacionais, confeccionadas em formato meia-lua em borracha sintética, nas cores azul marinho, branca, verde e amarelo, obedecendo as medidas de 95 mm de largura por 40 mm de altura para serem aplicadas em uniformes/fardas operacionais e na medida de 75 mm por 28 mm de altura para serem aplicas em uniformes sociais e solenes.

Observação 1: As manicacas deverão ser usadas em conformidade ao quadro operacional que o membro integra, sendo que fica padronizado para todos a utilização da Manicaca de "Força Tarefa" para todos os delegados e subdelegados que possuírem curso na área de resposta direta a emergência.

Observação 2: Quando utilizadas em uniformes de componentes dos demais países pertencentes a CPLP, as mesmas deverão obedecer a composição de cores do país. 

V - Breve em elipse são designação de cursos e especializações realizadas pelo membro associado, devendo ser confeccionadas em borracha sintética na medida de 65 mm de largura por 35 mm de altura e sua composição de cores e designe obedecerão o que determina o capítulo X do presente Regulamento.

VI - Barretas identificadoras de posto, confeccionadas em borracha sintética nas cores amarela ou cinza ou azul marinho nas medidas de  60 mm de comprimento por 15 mm de altura para serem utilizadas na composição das luvas em acordo ao posto do membro associado.

Observação 1: As barretas identificadoras de posto amarela devem ser utilizadas por membros da BUSF-CPLP com postos de Subdelegados a superior.

Observação 2: As barretas identificadoras de posto cinza devem ser utilizadas por membros da BUSF-CPLP com postos de Oficiais de 2ª Classe a superiores até o posto de Delegado Estadual.

Observação 3: As barretas identificadoras de posto azul devem ser utilizadas por membros da BUSF-CPLP com posto de Agente Especialista.

Art 3º

São apliques permanentes confeccionados em metal da Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras:

I - Emblema de peito da BUSF-CPLP confeccionado em metal na medida de 70 mm de altura por 50 mm de largura banhados em dourado ou prateado para ser utilizado conforme o posto do membro associado.

Observação 1: O emblema de peito dourado deverá ser utilizado por membros com posto de subdelegados a superior.

Observação 2: O emblema de peito prateado deverá ser utilizado por membros com postos de Agente Operacional a superior até Oficial Intermediário.

II - Emblema de armas, confeccionado em metal na medida de 45 mm de altura por 50 mm de largura, banhado em dourado ou prateado para ser utilizado conforme o desenvolvimento de trabalhos realizados pelo membro associado. Devendo ser utilizado no quepe, na boina e no bibico, conforme determinado por este R.D.U.

Observação 1: O emblema de armas dourado deverá ser utilizado por qualquer membro que tenha executado trabalhos internacionais em nome da instituição nas áreas de resposta a desastres, ensino, suporte humanitário ou assessoria técnica.

Observação 2: O emblema de armas prateado deverá ser utilizado por qualquer membro da organização em acordo ao presente R.D.U. com atividades realizadas pela organização dentro do Brasil.

Todos os Direitos Reservados para BUSF-CPLP - Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras