CONCEITOS

 

BONÉ

O Boné (do francês bonnet, palavra que descende do Latim medieval, obunnis, “espécie de capa”) é um tipo de chapéu de copa redonda com aba frontal apenas, originalmente utilizado para proteger a cabeça e os olhos da luz solar.

BOINA

Subtipo do boné, geralmente feito de  e sem aba, e que surgiu em razão de os combatentes de blindados não se sentirem bem com uso de gorros ao efetuarem a manutenção das máquinas. Ela adapta-se à volta da cabeça do busfiano, é caída para o lado direito, e na sua coroa mole inserida o emblema de boina em metal da BUSF-CPLP.  Hoje em dia são geralmente feitas de feltro ou de fibras acrílicas.

 

CONDECORAÇÕES

Condecoração é um prêmio ou ordem honorífica, concedido por um Estado a seus cidadãos ou estrangeiros, ou por uma organização a seus membros; As condecorações são normalmente classificadas em militares e civis.

C.G.O

Comando Geral de Operações.

DISTINTIVOS

Um distintivo é um ornamento, podendo também ser uma insígnia honorífica ou um acessório que é apresentado ou exibido para indicar alguma realização notável em serviço; um símbolo de autoridade concedido através de um juramento (por exemplo, entre algumas corporações civis ou militares); uma indicação de exercício legítimo de cargo ou de status ou como simples meio de identificação. Podem ser feitos de uma ampla gama de materiais, tais como metal, plástico, borracha, couro e tecido.

FARDA

Farda é um Uniforme, uma vestimenta padronizada e regulamentada, usada pelos membros de uma força militar ou corporações civis. A farda ou uniforme é um dos principais símbolos que representam uma organização. Reflete o valor, a organização, a disciplinar, a uniformidade e a tradição, contribuindo para a elevação da autoestima de uma pessoa ligada uma organização civil ou militar, é capaz de solidificar a hierarquia e a disciplina, potencializa a manifestação de força, e transmite, subjetivamente, um ideal de igualdade onde todos são nivelados, independentemente de origem ou condição.

GANDOLA

É peça de vestuário de uniforme (farda) militar ou não utilizada na parte superior do corpo. Tal peça é constituída por fechamento por botões, alça de ombreiras, bolsos característicos de corte modelo militar e cores da instituição específica. No Brasil as gandolas não tem apresentado capa para cabeça, sendo simplesmente a peça mencionada, geralmente ligada à atividade operacional, diferindo-a da farda social, terno e farda de gala. As gandolas podem apresentar variações dentro de uma instituição conforme a atividade fim. Tais peças são normatizadas por regulamentos internos das instituições que a utilizam.

INSIGNIA

Do latim insignia é um sinal ou marca que identifica uma instituição, um cargo ou o status social de uma determinada pessoa. As insígnias são, normalmente, usadas sob a forma de emblemas ou distintivos.

LUVAS

Peça de vestuário da farda ou uniforme que calçado no passante do ombro de uma camisa, gandola ou jaqueta, demonstra o grau hierárquico de um determinado elemento da Organização Bombeiros Unidos sem fronteiras, confeccionadas conforme modelo expresso no R.D.U.

N.R.I

Norma Regulamentadora Interna.

QUEPE

Quepe ou quépi é um chapéu de uso geralmente militar, do tipo boné, porém que tem sua utilização também para algumas profissões e organizações, cuja característica é o topo circular e uma aba sobre os olhos. A palavra quepe ou quépi deriva do francês képi que, por sua vez, vem do alemão Käppi. O seu formato varia de acordo com o país e a graduação dos usuários, na organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras, seu us esta regulamentado em acordo ao R.D.U. da instituição.

Q.R.E

Quadro de Reserva Estratégica.

R.D.U

Regulamento Disciplinar de Uniformes.

UNIFORME

Adjetivo de dois gêneros que qualifica tudo aquilo que apresenta uma só forma, que é sempre o mesmo, que não varia. Uniforme é o que tem relação de igualdade, que é semelhante, idêntico, regular, constante e compassado. Podemos ver o grau de disciplinar e compromisso de um membro pertencente a uma organização, pela maneira de como o mesmo enverga o seu uniforme ou farda.

Todos os Direitos Reservados para BUSF-CPLP - Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras