UNIFORMES OPERACIONAIS GRAMA - GR 01 e 01a. GR 02 e 02a

UNIFORME OPERACIONAL GR01

GR 01a

GR 02a

- O Uniforme Operacional modelo "GR01" deve ser confeccionado em tecido rip-stop no padrão Multicam Black.
- Composto por uma gandola de quatro bolsos e uma calça tática, fechamento em botão na cor V.O.
- Este uniforme devera ser utilizado com camiseta camuflada no mesmo padrão da calça e gandola (Multicam Black).
- Gandola utilizada por fora da calça.
- Devendo ser utilizado com boina azul padrão BUSF-CPLP ou com chapéu de selva com a mesma padronagem da gandola, o que passa a caracterizar o uniforme como GR02.
- As utilizações de emblemas na gandola deste uniforme devem obedecer o presente RDU., e outras Normas Regulamentadoras Internas.
-Este uniforme podem ser aplicados patchs desde que autorizado através de velcro.
- Não se permite o uso de nenhum patch que não seja da instituição como forma de demonstração de conhecimentos, especializações ou cursos, com exceção dos autorizados referentes a cursos específicos, realizados em organizações nacionais ou internacionais reconhecidas pela BUSF-CPLP, desde que confeccionados em borracha.
- Somente poderá ser aplicado o número máximo de um breve de curso, obedecendo o presente RDU sempre no lado direito acima do bolso, dando preferencia para o breve do curso de operações de selva da instituição.

Observação: Meia bota modelo coturno preto (podendo ser utilizado boot marrom, conforme critérios da BUSF-CPLP)

UNIFORME OPERACIONAL MODELO GR 01a e GR 02a

- O Uniforme Operacional modelo "GR01a  e  GR02b" deve ser confeccionado em tecido rip-stop no padrão Multicam Black.
- Composto por uma camiseta de malha poliester ou algodão e uma calça tática, fechamento da calça em botão na cor V.O.
- Devendo ser utilizado com boné azul padrão BUSF-CPLP ou com boné no mesmo padrão com a mesma padronagem da calça..
- As utilizações de emblemas uniforme devem obedecer o presente RDU., e outras Normas Regulamentadoras Internas.
-Nesta configuração de uniforme não podem ser aplicados patchs com exceção da parte frontal dos bonés, onde devera ser aplicadado o emblema da BUSF-CPLP em baixa visibilidade no tamanho de 5 mm de diâmetro.

APLIQUES DE PATCHS NAS MANGAS DAS GANDOLAS

MANGA ESQUERDA
MANGA DIREITA
A aplicação de Patchs nas mangas deverão obedecer o modelo acima. devendo as manicacas de Força Tarefa ou de Instrutor quando for o caso estar a 1cm da costura do ombro em ambos os lados, e o emblema da FORTE e a Bandeira do Brasil 1cm abaixo da manicaca.

GR 02a

GR 01a

CINTURÃO EM NYLON MODELO NA NA COR VERDE
CHAPÉU DE SELVA EM PADRÃO MULTICAM BLACK COM PATCH DA BUSF-CPLP NA LATERAL DIREITA.

SÃO PATCHS DE USO EXCLUSIVO DO GRUPO DE RESPOSTA E ATENÇÃO AO MEIO AMBIENTE:

1 - Os emblemas acima devem ser confeccionados em borracha nos tamanhos padrões da BUSF-CPLP, e a configuração acima são de uso exclusivo nos uniformes do GRAMA - Grupo de Resposta e Atenção ao Meio Ambiente.
2 - A identificação sobre o bolso deverão constar: no lado direito, o nome e o tipo sanguíneo do membro GRAMA e do lado esquerdo a sua origem dentro da instituição no caso "GRAMA-BUSF". Devendo ser confeccionado em modelo: Letras bordadas em preto em fundo V.O. podendo ser afixado através de velcro.
3 - As barretas de posto poderão ser utilizadas a critério, obedecendo o posto/função utilizando a preta para substituir as amarela e a V.O. para substituir as cinzas, devendo ser aplicadas através de velcro nos ombros.
4 - O emblema do Curso de Operações de Selva da BUSF tem seu uso permitido aos que realizarem e obtiverem aproveitamento acima de 75% no curso, porém não é de uso exclusivo do GRAMA.

Observações:

Conforme ata de 30 de junho de 2018 fica instituído o Uniforme Operacional Tático de uso exclusivo para os membros pertencentes ao GRAMA e para o Comandante Geral de Operações, Subcomandante Geral de Operações do Comandante da Força Tarefa para Emergências, e todos os demais membros que possuírem cursos específico de Resposta e Atenção ao Meio Ambiente da BUSF no padrão Multicam Black com apliques exclusivos da BUSF em baixa visibilidade. Seu uso estará restrito nas atividades operacionais do GRAMA ou quando em atividades de ensino, palestras e apresentações ligadas ao tema de trabalho a ser desenvolvido pelo GRAMA, não eximindo seus membros de possuírem o uniforme oficial operacional de BUSF. A intenção de uso do presente uniforme com padronização camuflada é única e exclusivamente para diminuir silhueta e agressão visual a fauna quando em trabalhos em que os membros do GRAMA devam executar missões de manejo ou remanejo, captura para tratamento, apoio a fiscalização de flora e fauna dentre outros trabalhos correlatos.

Todos os Direitos Reservados para BUSF-CPLP - Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras