ESTADO GERAL DE ALERTA DA

FORÇA TAREFA PARA EMERGÊNCIAS

BUSF-CPLP

SEM OPERAÇÕES

ESTADO DE ALERTA

23/10/2019   às  00:00 hs 

VIGILÂNCIA
ALERTA
ATENÇÃO
OPERAÇÕES

Estados de Alerta
 

Os Estados de Alerta serve como comunicação entre os membros e as unidades da BUSF-CPLP, que indica que poderá vir a existir ou existe situação que deva receber atenção da organização, envolve o processo de acompanhamento da situação, ou atuação de uma equipe de Força Tarefa para Emergências. Os Estados de Alerta na BUSF-CPLP são graduados em 4 (quatro) fases ou estados de alerta (verde, Amarelo, Azul e Laranja) e cada um deles tem sua característica própria para execução de atividades nas Unidades que as decretarem.

A declaração dos Estados de Alerta (exceto o azul Laranja conforme POPE - Protocolos Operacionais Padrão para Emergências) são da competência dos Delegados Regionais ou Estaduais e deverá cautelarmente ser informado a Presidência da BUSF-CPLP no país do fato caso pertencente a CPLP ou ao Presidente Geral no Brasil quando não for pais pertencente a CPLP, com as indicações de previsão do desenvolvimento da situação.

Estado de Alerta Verde (VIGILÂNCIA)

Corresponde a situação normal em que não se registra qualquer fato indicador de risco. O acompanhamento de informações é de rotina da unidade.

Estado Alerta Amarelo (ALERTA)

Quando da possibilidade ou acontecimento de risco que apresente a probabilidade de populações serem afetada por fatores de origem natural (por exemplo situação meteorológica adversa) ou tecnológica, exigindo a adoção de um grau de acompanhamento mais próximo com as organizações governamentais da área que possa a equipe de Força Tarefa vir atuar. É de considerar o planejamento de uma atividade de resposta protocolada.

Estado Alerta Azul (ATENÇÃO)

Quando da ocorrência certa do acontecimento ter atingido populações, a unidade deve se preparar para atuar em Zona de Emergência em acordo aos Protocolos Operacionais da Força Tarefa e em acordo os manuais da Insarag. 

Estado Alerta Laranja (OPERAÇÕES)

Quando a BUSF-CPLP através de qualquer de suas unidades se encontra em Zona de Emergência com equipe de Força Tarefa em atividades

Todos os Direitos Reservados para BUSF-CPLP - Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras