top of page

Bombeiros Voluntários de Balneário Camboriú Lançam Programa de Atendimento com Bicicletas na Cidade

Atualizado: 14 de dez. de 2019


Sob coordenação do Subdelegado Municipal da BUSF de Balneário Camboriú, Comandante dos Bombeiros Voluntários da Cidade Sr. Alexandre Vieira, esta sendo implantado um programa de atendimento a urgências e Emergências com apoio de bicicletas, denominado BIKELÂNCIA.

Desde o ano de 2014 a possibilidade de implantar o serviço de BIKELÂNCIA em Balneário Camboriú vem sendo estudada, planejada e adaptada para a realidade da cidade.

A ideia partiu do modelo já utilizado em Londres e Canadá, porém no Brasil vários programas semelhantes se proliferaram como na cidade de São Bernardo do Campo em 2000 com o Projeto Bike Rescue da ABRAE.

Na cidade de Balneário Comburiu este recurso será utilizado para prestar o primeiro atendimento em ocorrências de Urgência e Emergência onde os Bikers se deslocarão até o local para prestar o primeiro atendimento enquanto a ambulância se desloca para o local.

Desta forma os operadores das bikelâncias em contato com o médico regulador do SAMU, comunicaram as informações do estado de saúde da vítima, permitindo que o médico regulador tenha condições de decidir qual tipo de ambulância vai encaminhar para o local.

Este método de atendimento visa a otimização de atendimento como também da utilização de viaturas de resgate, onde muitas vezes são deslocadas ambulâncias para uma determinada ocorrência que não era necessário empenhar tal recurso. Outra vantagem deste serviço é que os operadores permanecerão em rondas preventivas e ostensivas divididas por setores, proporcionando uma melhora no tempo-resposta ao atendimento de ocorrências por estarem mais próximos dos locais dessas ocorrências.

O principal objetivo de empregar a BIKELÂNCIA em Balneário Camboriú é trabalhar em parceria com os órgãos públicos de resposta a emergências e somar esforços para proporcionar a melhoria constante no atendimento a comunidade.

Esta é a primeira BIKELÂNCIA elaborada e constituída nestas características de montagem e modelo pelos Bombeiros Voluntários e que segue a Instrução Normativa criada pela Unidade de Balneário Camboriú - SC para este específico serviço.

Não se pode deixar de agradecer as empresas parceiras do projeto, que estão dando total apoio aos Bombeiros Voluntários da cidade. Casa das Chaves e Fechaduras; MBS My Bike Shop; Duda Envelopamento de Bikes; Criart Artigos Personalizados e Offens Resgate.

Entrevista:

BUSF – Qual o tempo de maturação desse projeto?

SubDel Vieira - Este projeto foi elaborado há 4 anos e só neste ano esta saindo do papel para o atendimento real à comunidade e turistas da Balneário Camboriu.

BUSF – Qual o valor de implantação desse projeto?

SubDel Vieira - O valor investido em cada UCR - Unidade de Ciclo-Resposta "BIKELÂNCIA" é de R$ 3.000,00 e para a temporada 2017/18 pretendemos estar com um total de 20 Bicicletas para o serviço de ronda preventiva por todos os trajetos cicloviários do Município, perfazendo um total de R$. 60.000,00

BUSF – Como foi desenvolvido o designe para a adequação da bicicleta como vetor de resposta a emergência?

SubDel Vieira - Esta configuração e layout que transformou a bicicleta nesse vetor de resposta a emergências e urgências, foi desenvolvido especificamente pelos Bombeiros Voluntários de Balneário Camboriú - SC para auxiliar os principais órgãos de serviço de emergência desta cidade.

BUSF – Que tipo de equipamento elas estarão portando?

SubDel Vieira - Cada UCR será conduzida por um operador treinado, além dos equipamentos para imobilização, curativos, e outros procedimentos cada uma contará com DEA - Desfibrilador Externo Automático para oportunizar o atendimento à vítimas de Parada Cárdio Respiratória. O Projeto das BIKELÂNCIAS foi planejado para o uso durante 24hs por dia e 7 dias da semana, sendo utilizadas principalmente em dias que não estejam chovendo. Porém em caso de dias de chuva os operadores estarão na unidade aperfeiçoando-se em treinamentos e capacitações além de auxiliar nos atendimentos com as próprias ambulâncias. Para a sua operacionalização a Unidade de Bombeiros Voluntários elaborou uma IN - Instrução Normativa específica para a utilização das Unidades de Ciclo-Resposta.

BUSF - O que levou a corporação a desenvolver o projeto das UCRs?

SubDel Vieira - Balneário Camboriú possui Guarnição de Bombeiros Militares, SAMU e Defesa Civil, com uma população de aproximadamente 135 mil habitantes porém nos 4 meses de temporada o número de habitantes e turistas faz com que haja um aumento significativo somente turistas chega a mais de 1300.000 fazendo com que a cidade sofra com intensos congestionamentos dificultando o tempo resposta para a resposta à emergências. Reconhecemos que muito foi feito pelo poder público referente às vias, mas mesmo assim a cidade padece por uma melhor mobilidade urbana. A cidade possui uma malha de ciclovias que poderão ser muito utilizadas por nosso efetivo voluntário e que trará mais agilidade aos atendimentos de emergência.

Parabéns ao Comandante Vieira dos Bombeiros Voluntários de Balneário Camboriú e Subdelegado da BUSF-CPLP pela iniciativa e parabéns a cidade que ganha mais um vetor de resposta a urgências e emergências com as UCRs.

159 visualizações0 comentário
bottom of page