Coordenação da Brigada de Emergência da Festa do Padroeiro da Cidade de Itaquitinga-PE BUSF presente

Presente no Brasil do Oiapoque ao Chuí os membros da BUSF vão fazendo a diferença nas cidades onde não existe uma cobertura significativa de equipes de bombeiros do Estado, seja com equipes de resposta a emergências, seja na coordenação da segurança e administração da Brigada de Emergência.

Nos dias 18 e 19 de janeiro de 2020, o Delegado Estadual de Pernambuco da BUSF-Brasil Sr. Fernando Renato da Hora foi convidado para supervisionar a equipe de bombeiros civis que atuou na festa de São Sebastião padroeiro da cidade de Itaquitinga, zona da Mata Norte de Pernambuco. O Delegado Fernando da Hora é Técnico em Segurança do Trabalho, Bombeiro Civil Industrial e instrutor do curso de formação de Bombeiros Civis na instituição GRAU PROFISSIONALIZANTE - UNIDADE PAULISTA (região metropolitana do Recife), possui também uma grande expertise com administração de emergência em grandes eventos.


A equipe de emergência foi composta por 15 profissionais que passaram por uma seleção e preleção sobre a dinâmica do evento, com visita monitorada da equipe às áreas sensíveis de palco, posto médico, ambulância com apresentação da equipe aos profissionais de saúde, a área de barracas e os cuidados que se deveria ter com os fogões e botijões aproveitando para uma rápida vistoria e principalmente as rotas de abandono em caso de emergências.


Ao término do evento sem intercorrências graves toda a equipe foi elogiada pela liderança do município a pelo profissionalismo e ética apresentada, além do comprometimento, trabalho em equipe pois a presença da equipe tornou o evento ainda mais seguro. Isso estava estampado no rosto de toda a população de Itaquitinga. Para o Delegado Fernando Renato da Hora, foi motivo de muito orgulho ter trabalhado com o seleto grupo de Bombeiros e Bombeiras, visto terem sido seus alunos e poder no final ter a certeza de está repassando aquilo que aprendeu e que ainda vem aprendo em sua vida profissional.


Para a Bombeira Civil Rebeca Albuquerque, membro da Brigada de emergência, “Foi uma ótima experiência, que vou leva para minha vida profissional, porque me mostrou como essa profissão tem várias vertentes, e várias maneiras de serem desempenhadas. Tiveram algumas ocorrências que foram resolvidas de maneira imediata. As pessoas foram muito receptivas com a equipe e fomos muito bem recebidos pelos moradores da cidade que nos elogiaram muito durante todo evento.”

Também para o Bombeiro Civil Ewertton Norberto Alves que trabalho eu seu primeiro evento, tudo foi novidade, como ele diz: “Como foi meu primeiro evento, confesso que tremi um pouco na base, não com medo de que algo fosse acontecer, até porque eu sabia que estava ali para servir a população, e eliminar todos os possíveis risco que pudessem atentar contra a vida dos mesmos que estavam naquele evento, porém o meu medo foi ficando de lado, quando eu tomei para mim mesmo a autoconfiança, pois eu fui treinado com um dos melhores instrutores e estava ali pronto pra atuar ao meu lado, pois em todo o momento do evento, ele esteve ali me acompanhando, e sempre estava por perto quando precisava. Agradeço por ter participado desse evento, pretendo ir para outros? Claro! Adquirimos experiências a cada situação que passamos.


A BUSF parabeniza a todos os profissionais que participaram do evento e acredita que estavam nas mãos de um excelente profissional da emergência.



84 visualizações
Todos os Direitos Reservados para BUSF-CPLP - Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras