Please reload

Posts Recentes

BUSF-CPLP Realiza Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas para Composição de sua Força Tarefa para Emergências - FORTE com Vista a Homologar...

05/11/2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

BUSF-CPLP Realiza Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas para Composição de sua Força Tarefa para Emergências - FORTE com Vista a Homologar a Organização Junto a Insarag/ONU como USAR-TEAM

5 Nov 2018

 Nos dias 1, 2, 3 e 4 de Novembro a BUSF-CPLP Sucursal Brasil, promoveu o Curso BREC para 20 alunos. Preparando-os para o Programa de Homologação Insarag/ONU, com carga horária de 60 horas, os alunos puderam se adaptar aos Protocolos Insarag para atendimento a Desastres com Estruturas Colapsadas, trabalhando como uma Força Tarefa em Ambiente de Realidade Simulada. Os dois primeiros dias do curso foram realizados nas instalações do Quartel do Tiro de Guerra de São Bernardo do Campo onde foi passada toda a teoria embasa nos Protocolos Insarag e da metodologia de trabalho de uma Unidade USAR além dos procedimentos stand para BREC – Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas. A partir da manhã do 3ª dia os alunos se deslocaram para uma área com estruturas abandonadas e colapsadas para assumirem a condição de Força Tarefa em Teatro de Operações, onde lhes foi cobrados os conhecimentos adquiridos nos dias anteriores. Antes de partirem para a área de estagio prático tomaram conhecimento e manusearam equipamentos de perfuração e corte como marteletes rompedores, desencarceradores e esticadores hidráulicos sob a orientação do Instrutor BUSF Luiz Washington Garcia e o Instrutor Técnico representante da Makita. Sr. Hermes César.

 

Em seguida os alunos foram imersos em Realidade Simulada, onde em um Suposto Terremoto no Haiti, com as diversas dificuldades que encontrariam, deveriam executar procedimentos desde simular sua chegada no país, a instalar seu acampamento e demais áreas para comunicação com o OSSOC. Assim assumiram a configuração de duas Unidades USAR composta cada uma por 10 brequianos onde neste Teatro de desastre procederam a montagem de acampamento, área de corte de madeira, recepção de vítimas no método START, Centro de Controle de Operações Locais e Área de controle logístico, que de acordo com a situação passada deveriam iniciar procedimento de Analise de Risco, Busca, Escoramento, Abertura de Acesso, Resgate e proceder a atendimento de vítimas. O curso que já tem programado para 2019 mais duas turmas, sendo uma em maio e outra em setembro, visa estabelecer proficiência de seus integrantes para homologação da Força Tarefa para Emergências – FORTE em situações de Grandes Catástrofes pela Insarag/ONU.

 

 A Organização além de promover o curso para seus integrantes abriu vagas para membros de outras organizações, pois acredita que promove o intercâmbio de ações técnicas e procedimentos protocolares entre todos os participantes. Neste ano de 2019 estiveram conosco oficiais, subdelegados e delegados da BUSF-BRASIL, além de membros do SAMU, Resgate Rodoviário, FTB, CSE Resgate de Fortaleza - CE e Bombeiros Civis de São Paulo.

 

O curso foi um sucesso graças aos profissionais participantes, tanto alunos como instrutores formaram uma coesão nos trabalhos atentando para o alto grau de profissionalismo e capacitação observado no somatório de toda a experiência dos participantes.

 

A procura por vagas para os dois cursos que acontecerão no ano de 2019 já começou durante o próprio curso já que as imagens eram lançadas nas mídias sociais dos alunos em tempo real. Parabéns a todos os participantes alunos, instrutores e monitores.

 

Agradecimento especial deve ser feito ao Comando do Tiro de Guerra de São Bernardo do Campo – SP, à Escola de Formação de Bombeiros Civis SP Bombeiros, a RSA Emergências e aos Instrutores da BUSF que se dedicaram à organização de todas as atividades.