top of page

Unidade de Busca k9

K9 Search Unit

O Programa K9 de Busca e Resgate com Cães da Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras – BUSF teve seu start na cidade de São Paulo sob a coordenação do Delegado Regional da BUSF Sr. Christian Victor Lazarte Villavicencio Bombeiro Civil que já foi da equipe de resposta a desastres do SAR-Bolívia.

O Programa K9 tem como objetivo central a operacionalização de uma unidade k-9 para pronta resposta na situação de busca de vitimas em ocasião do colapsamento de estruturas onde possa haver vítimas presas ou encarceradas tendo como meio principal a utilização de Cães e Guias formando o que denominamos (binômios), capacitados a proporcionar uma resposta imediata, contribuindo com as autoridades como as Forças Armadas a Defesa Civil, Bombeiros Estaduais e Municipais organismos internacionais como TASK-FORCE e de sobremaneira a própria sociedade.

 

A importância das equipes de Busca e Resgate k-9 ou K-SAR com são denominados em muitos países latino americanos e europeus tem como finalidade a varredura (busca) após os trabalhos de avaliações iniciais das equipe de Especialistas, e após terem sido retiradas as vitimas visíveis superficiais da área colapsada, para que posteriormente os Binômios (homem – cão) possam intervir realizando a busca de vitimas utilizando as capacidades olfativas e auditivas de um cão pela condição do mesmo poder rastrear partículas sudoríferas, e a apurada audição para captar ruídos imperceptíveis pelo ser humana. Um cão equilibrado psicologicamente, com a devida concentração, motivação, contribui significativamente com as equipes de resgate terrestre para localizar vítimas em menor espaço de tempo, proporcionando efetividade e qualidade para ampliar as chances de sobrevida das vitimas presas.

 

Apesar da diversidade de equipamentos tecnológicos inovadores para ajudar nesse tipo de atividade que é a de localizar vítimas sob escombros, e por mais que essa tecnologia continue avançando, nenhuma dessas possui o poder ainda de substituir a eficácia e rapidez de um exemplar canino, por vários fatores. Dentro desses fatores temos o auditivo, de faro, e um dos mais importantes que é o afetivo, já que os cães possuem uma convivência com o homem junto à sociedade fazendo assim com que esse instinto incremente a eficácia em uma situação de busca.

 

Assim o trabalho conjunto e sincronizado de equipes de Pronta Resposta sejam unidades USAR como as Unidades K9, ordenado com foco em um mesmo objetivo faz que a nossa missão seja concluída com maior presteza e satisfação.

 

Dentro do programa de implementação da Unidade K9, tem se como um dos métodos a inserção do binômio K9 em realidades simuladas para poder aperfeiçoar métodos e processos além de corrigir possíveis erros para que em caso de uma situação real de desastre esses erros das equipes tanto de USAR como dos binômios sejam próximo a zero, pois são vidas que estão a depender da prontidão e da efetividade dessas equipes. Independentemente da Técnica e da metodologia aplicada a missão de uma unidade K9 sempre será a de localizar pessoas presas em estruturas colapsadas para assim as Unidades USAR poderem salvá-las.

DELEGADO REGIONAL

Cmdt. Christian Lazarte

Coordenado

UNIDADE TÉCNICA K9 BUSF

CONTATO:

k9busfcplp@gmail.com

bottom of page