Quem Somos

A Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras - BUSF-CPLP foi criada em 01 de Janeiro de 2005 e surgiu da iniciativa de um grupo de profissionais de resposta a emergências, brasileiros, quando se deslocaram para Angola no pós-guerra civil para contribuir com o Serviço Nacional de Bombeiros daquele país na reestruturação e formação de oficiais instrutores e bombeiros sapadores em diversas áreas de resposta a emergências e urgências, formando instrutores, mergulhadores de resgate, guarda-vidas, bombeiros sapadores com capacitação em salvamento terrestre, salvamento em altura e atendimento pré-hospitalar, trabalho esse, desenvolvido por 4 (quatro) anos ininterruptos. A instituição foi desenvolvida administrativo/operacionalmente como organização humanitária com status Internacional para respostas à grandes desastres seguindo os protocolos INSARAG-ONU e visando uma futura homologação como USAR-Team, Junto a esta instituição. Porém procurando tornar-se independente para atuar em países da CPLP através de suas agências locais afiliadas como a BUSF-Brasil e a BUSF-Portugal por enquanto as duas únicas criadas conforme a legislação de cada país como instituição jurídica e mantendo representantes em Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

 

É constituída por voluntários treinados e capacitados para atuarem em quaisquer áreas de atendimento em situação de desastres.

 

No desenvolvimento de suas atividades como já explanado acima o seu primeiro trabalho internacional foi à adequação dos Serviços Nacional de Bombeiros da República de Angola na África subsaariana. Essa missão durou quatro anos a partir de abril de 2005.

Atualmente a Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras é uma instituição especializada na realização de projetos de resposta de emergência para os impactos dos riscos naturais, com efeitos catastróficos, realização de projetos de cooperação para o desenvolvimento de instituições da CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa e também Latino-Americanas de Incêndio, Auxílio humanitário às populações desfavorecidas, e resposta com equipes operacionais em situações de Grandes Desastres com foco na segurança integral da Pessoa Humana em todos os níveis, do Meio Ambiente priorizando a sustentabilidade visando às futuras gerações e da proteção à Criança e ao Adolescente, tendo-os como futuro da continuidade da espécie humana de maneira responsável, com o propósito de garantir uma cultura ética, moral e social de convivência entre os povos e nações.

Nossa instituição é formada por profissionais de diferentes setores da área de atendimento à emergências dos países pertencentes a CPLP, bem como outros profissionais de diversos setores técnicos que compartilham nossos preceitos e visões de futuro.

As motivações de nossos membros para aderirem à BUSF-CPLP são variadas e pessoais, tendo como ponto de junção a crença de que a formação e a experiência podem ajudar em situações de ajuda humanitária em situações desastre e também com o intuito no desenvolvimento da uma rede de Instituições de resposta a Grandes Incêndios e Atendimento a Grandes Desastres nos países da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa e demais países signatários de acordos internacionais de ajuda mútua, e representantes da ONU - Organização das Nações Unidas.

Como norma máxima, nossos membros devem respeitar qualquer credo religioso ou ideologia política, mas sem nos sujeitarmos às influências de qualquer órgão sendo, portanto, a Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras uma organização apolítica. Com isso nossos membros devem observar o princípio da fraternidade e colaboração entre todos os povos da Terra, baseando nossa assistência em critérios objetivos, sem preferência de qualquer espécie.

Nossa contribuição a outros povos e nações deve ser sempre respondida após solicitação de governos ou representantes legais, das áreas atingidas, sendo proibido aos membros da Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras, interferências na cultura local onde atividades sejam desenvolvidas sob bandeira da organização, procurando seus membros respeitar e valorizar em todos os momentos, a cultura, os costumes, as religiões, o meio ambiente e outros aspectos dos países e nações para os quais sejam enviados a serviço da BUSF-CPLP, tendo por obrigação se adaptarem às necessidades específicas de cada local e incorporarem as técnicas de trabalho em conjunto com outras instituições locais que forem prestar colaboração. Estamos comprometidos em servir como elementos operacionais, de conscientização e sensibilização das situações dessas áreas dentro da cultura local.

Declaramos-nos autônomos e independentes de qualquer pressão, estado, governo, associação política ou religiosa ou de qualquer empresa ou de sindicatos nacionais e internacionais. Porém nossos padrões de resposta devem seguir um rígido compromisso de protocolos e metodologias de atendimento a emergências que são preconizados por organismos internacionais como a Insarag - OCHA e ONU e outras que seja por bem de nossa instituição participar e seguir. Nossos membros, recursos e serviços não devem nunca ser utilizados para fins bélicos, ou atividades que ameaçam o meio ambiente ou à dignidade da pessoa humana, devendo pelo contrário defender a Vida, os Direitos Humanos e o Meio Ambiente.

Anônima e voluntariamente, nossos membros não devem procurar status em suas ações ou mesmo obter lucros financeiros ou profissionais das atividades de respostas emergenciais. Os projetos desenvolvidos de controle ou de riscos realizados em outros países devem ser cumpridos de acordo com as obrigações anteriormente acertadas desde que sem riscos para nossos integrantes, comprometidos a dar término à missão, uma vez aceita, estando cientes de que representamos a organização o Brasil, Portugal e os demais países da CPLP. Sendo a obtenção de fundos dedicada exclusivamente para a realização dos nossos projetos sociais, logísticos ou de resposta a desastres, assistindo as populações atingidas ou em situações de riscos iminentes.

Além das finalidades de atendimento a emergências dentro do Território Brasileiro, Português ou de demais países de língua portuguesa ou mesmo países signatários das Nações Unidas em acordo às suas legislações específicas, a Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras - BUSF-CPLP pode de acordo com recursos financeiros existentes e condições humanas capacitadas, atender quaisquer desses países, que venham a solicitar ajudar ou autorizar entrada de nossos membros em seus territórios.

 

Nossos trabalhos operacionais estão subordinados a nossa Diretoria do Comando Geral de Operações que subdividi-se em Divisões específicas sendo elas a Divisão de Força Tarefa para Emergências ( Emergency Task Force), Divisão de Logística Operacional e Humanitária, Divisão de Capelania Humanitária, Divisão de Radiocomunicação em Desastres e a Divisão de Atenção e Suporte em Saúde em Desastres.

 

A Divisão de Força Tarefa para Emergências, conta com duas unidades e dois grupos operacionais são eles: A Unidade Falcões (monitoramento e busca com drones); A Unidade K9 (busca com cães); Grupo USAR-Team (equipes especializadas em salvamento) e o GRAMA (Grupo de Atenção e Resposta ao Meio Ambiente – fauna e flora).

 

Para desenvolver nossas atividades de ensino na formação e capacitação para resposta a desastres a instituição mantém uma Universidade Corporativa, que a partir de 2021 será desmembrada e passará a se tornar autônoma, denominada – UNIBUSF, que tem a responsabilidade de desenvolver curso específicos nas áreas em que a instituição e suas representações possam a vir se envolver como:

 

- Curso de Formação em Atendimento Pré Hospitalar;

- Curso de Formação de Bombeiro Civil Voluntário;

- Curso de Capacitação em Suporte Básico de Vida no Atendimento Pré-Hospitalar;

- Curso de Capacitação em Resgate em Locais de Difícil Acesso;

- Curso de Capacitação em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas;

- Curso de Operações de Busca e Resgate em Áreas Remotas e Locais de Mata;

- Curso de Capacitação em Salvamento em Altura;

- Curso de Capacitação em Desencarceração Veicular;

- Curso de Capacitação em Administração de Desastres;

- Curso de Capacitação como Smoker Jumper (Bombeiro Florestal Paraquedista);

- Curso de Capacitação em Guarda-Vidas;

- Curso de Capacitação para Bombeiro Florestal;

- Curso de Capacitação em Busca e Resgate em Espaços Confinados;

- Curso de Operador de Força Tarefa;

- Curso de Capacitação em Proteção e Defesa Civil.

 

Nossos membros associados voluntários, além da possibilidade de participarem dos diversos cursos disponíveis e desenvolvidos pela BUSF-CPLP, também possuem uma bagagem de conhecimentos específicos particulares adquiridos ao longo de suas vidas como profissionais como

 

- Militares;

- Bombeiros;

- Médicos;

- Biomédicos

- Engenheiros;

- Enfermeiros;

- Biólogos;

- Pedagogos;

- Advogados;

- Policiais

- Técnicos de Segurança;

- Técnicos de Enfermagem;

- Técnicos em Edificações;

- Técnicos em Comunicações, dentre diversos outros.

Todos os Direitos Reservados para BUSF-CPLP - Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras