Subdelegados Municipais
City Subdelegate
Subdelegados Municipais
City Subdelegate
"Não Existem Fronteiras
Quando Trabalhamos Juntos
Por um Mesmo Ideal"
ORGANIZAÇÃO BOMBEIROS UNIDOS SEM FRONTEIRAS
Comunidade de Países de Língua Portuguesa
Unidade de Busca k9
K9 Search Unit








O Programa K9 de Busca e Resgate com Cães da Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras – BUSF teve seu start na cidade de São Paulo sob a coordenação do Delegado Regional da BUSF Sr. Christian Victor Lazarte Villavicencio Bombeiro Civil que já foi da equipe de resposta a desastres do SAR-Bolívia.
O Programa K9 tem como objetivo central a operacionalização de uma unidade k-9 para pronta resposta na situação de busca de vitimas em ocasião do colapsamento de estruturas onde possa haver vítimas presas ou encarceradas tendo como meio principal a utilização de Cães e Guias formando o que denominamos (binômios), capacitados a proporcionar uma resposta imediata, contribuindo com as autoridades como as Forças Armadas a Defesa Civil, Bombeiros Estaduais e Municipais organismos internacionais como TASK-FORCE e de sobremaneira a própria sociedade.
A importância das equipes de Busca e Resgate k-9 ou K-SAR com são denominados em muitos países latino americanos e europeus tem como finalidade a varredura (busca) após os trabalhos de avaliações iniciais das equipe de Especialistas, e após terem sido retiradas as vitimas visíveis superficiais da área colapsada, para que posteriormente os Binômios (homem – cão) possam intervir realizando a busca de vitimas utilizando as capacidades olfativas e auditivas de um cão pela condição do mesmo poder rastrear partículas sudoríferas, e a apurada audição para captar ruídos imperceptíveis pelo ser humana. Um cão equilibrado psicologicamente, com a devida concentração, motivação, contribui significativamente com as equipes de resgate terrestre para localizar vítimas em menor espaço de tempo, proporcionando efetividade e qualidade para ampliar as chances de sobrevida das vitimas presas.
Apesar da diversidade de equipamentos tecnológicos inovadores para ajudar nesse tipo de atividade que é a de localizar vítimas sob escombros, e por mais que essa tecnologia continue avançando, nenhuma dessas possui o poder ainda de substituir a eficácia e rapidez de um exemplar canino, por vários fatores. Dentro desses fatores temos o auditivo, de faro, e um dos mais importantes que é o afetivo, já que os cães possuem uma convivência com o homem junto à sociedade fazendo assim com que esse instinto incremente a eficácia em uma situação de busca.
Assim o trabalho conjunto e sincronizado de equipes de Pronta Resposta sejam unidades USAR como as Unidades K9, ordenado com foco em um mesmo objetivo faz que a nossa missão seja concluída com maior presteza e satisfação.
Dentro do programa de implementação da Unidade K9, tem se como um dos métodos a inserção do binômio K9 em realidades simuladas para poder aperfeiçoar métodos e processos além de corrigir possíveis erros para que em caso de uma situação real de desastre esses erros das equipes tanto de USAR como dos binômios sejam próximo a zero, pois são vidas que estão a depender da prontidão e da efetividade dessas equipes. Independentemente da Técnica e da metodologia aplicada a missão de uma unidade K9 sempre será a de localizar pessoas presas em estruturas colapsadas para assim as Unidades USAR poderem salvá-las.
DELEGADO REGIONAL
Cmdt. Christian Lazarte
Coordenado
UNIDADE TÉCNICA K9 BUSF
CONTATO:
