Subdelegados Municipais
City Subdelegate
Subdelegados Municipais
City Subdelegate
"Não Existem Fronteiras
Quando Trabalhamos Juntos
Por um Mesmo Ideal"
ORGANIZAÇÃO BOMBEIROS UNIDOS SEM FRONTEIRAS
Comunidade de Países de Língua Portuguesa

PROGRAMA
Formação Cidadã
NÚCLEO BOMBEIRO INFANTO/JUVENIL







A Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras - BUSF-Brasil para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, desenvolve o Programa de Formação Cidadã Infanto-Juvenil, denominado PROGRAMA BOMBEIRO INFANTO-JUVENIL.
Este programa tem por finalidade apresentar os preceitos da cidadania brasileira de maneira lúdica envolvendo crianças e jovens adolescentes no trabalho de Prevenção e Combate a Incêndio, além de transmitir conhecimentos voltados à temática do dia a dia na área de emergências urbanas, independentemente de suas características de atuação (Civil, Militar ou Voluntário). Tem como base de sustentação pedagógica o ensinamento da moral e do civismo, dentro dos preceitos hoje regidos pela Constituição Federal de 1988, e se baseia na ética de comportamento e convivência social entre a criança, o jovem e a sociedade em que estão inseridos.
A meta primaz do Programa de Formação Cidadã Infanto-Juvenil é lapidar crianças e jovens a serem bons cidadãos, baseando-se na justiça, na honestidade, nos princípios da ética comportamental e nos altos valores de comprometimento com a moral e a honra, baseando-se para tal nos ensinamentos oriundos das fileiras militares com adaptações para as idades aplicadas levando-se em conta o desenvolvimento intelectual da criança e do jovem pertencente aos quadros do Programa.
A preocupação com os valores humanos e o desenvolvimento de uma educação com forte sentimento de cidadania, faz com que a Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras – BUSF-Brasil, através de sua Diretoria Social e de Cooperação, amplie seus trabalhos sociais através de programas como este que visam atender crianças de 8 a 12 anos incompletos, e jovens de 12 anos completos a 17 anos.
Como método avaliativo e de estudos de implantação, a entidade procurou em 2005 formatar um projeto piloto no Bairro do Jardim do Lago na cidade de São Bernardo do Campo, sob a coordenação direta da Sra. Carleci de Souza Silva – Diretora da entidade e coordenadora do Projeto inicial, que teve um índice de aprovação pelos jovens e seus país de 100%.
Para a continuidade do programa a Coordenação Nacional da BUSF-Brasil, readequou as atividades em acordo ao Estatuto de Menor e Adolescente em vigor.
A partir de 2015, implementou-se permanente o Programa de Formação Cidadã – PROGRAMA BOMBEIRO INFANTO/JUVENIL, que é conduzido pela Diretoria Social e de Cooperação recebendo total suporte material, técnico e logístico das demais diretorias e Divisões da organização. Programa esse que pode ser implantado em quaisquer cidades do Brasil onde esteja presente representantes da BUSF, todos sob aa orientação técnica na Diretoria Social e de Cooperação.
A primeira fase tem como objetivo criar um corpo de crianças e jovens que serão os multiplicadores do programa e futuros responsáveis juntamente com os coordenadores.
A lapidação de caráter dos participantes se dá através de aulas temáticas, teóricas e práticas ou em forma de atividades esportivas, visitas expositivas e atividades lúdicas desenvolvidas pelos instrutores do programas que poderão ser permanentes do projeto ou esporadicamente convidados oriundos da sociedade organizada e de instituições públicas como às Forças Armadas as Policias Militares, As Guardas Civis, os Corpos de Bombeiros Civis, Militares ou Voluntários, as Universidades Públicas ou Privadas e representantes de empresas, além de profissionais de diversos setores da sociedade, com vista a preparar a criança e o jovem para, o caminhar de seu futuro. Tendo obrigatoriamente na grade do programa de ensino o adestramento desse corpo de crianças e jovens nas técnicas de atendimento a emergências para com isso fortalecer o conceito de solidariedade que marca a atividade do Profissional Bombeiro.
Apesar do Programa estar ligado diretamente aos ensinamentos e às técnicas de atendimentos a emergências, resgate, busca, salvamento e combate a incêndio, a finalidade é fazer com que a criança ou o jovem aprendam os valores da cidadania, da honestidade da humanidade e da urbanidade, o que lhes proporcionará uma base sólida para o desenvolvimento desses jovens em consonância com os valores de brasilidade que todos devemos ter e que de maneira positiva marcará o caminhar consciente não somente dos participantes do programa, mas também de todos aqueles de estarão ao seu redor durante toda a sua vida, o que lhe dará uma base sólida para desempenhar no futuro a profissão de BOMBEIRO ou quaisquer outras que venha a exercer na sociedade durante ao longo de sua vida.
Este sentimento de respeito ao próximo é o ponto de partida nos trabalhos que serão executados dentro do Programa de Formação Cidadã Infanto-Juvenil, pois é através do respeito que a criança e o jovem entenderam o quanto é importante a sua participação positiva na sociedade.
Resgatar ou Salvar uma vida é algo de muita responsabilidade, mas que exige um bom caráter e um grande comprometimento com valores éticos, além de um grande conhecimento de segurança.
Para a comunidade, o Programa traz benefícios significativos do momento que garante uma parcela de cidadãos treinados a estarem aptos a enfrentarem problemas diante de situações de emergências, que procurarão tornar a comunidade resiliente e restaurar de maneira consciente e capacitada a condição de normalidade social dentro da perspectiva desses jovens nas situações de emergências que se apresentem.
Vale ressaltar que o trabalho voluntário, desperta desde cedo à responsabilidade nos cidadãos do futuro, que estarão formando uma sociedade mais solidária, justa e comprometida com o desenvolvimento da nação.