top of page

GRUPO DE RESPOSTA E ATENÇÃO AO MEIO AMBIENTE É OFICIALMENTE APRESENTADO E HOMOLOGADO PELA BUSF.

Atualizado: 2 de jan. de 2021

BUSF-Brasil Oficializa em reunião a homologação operacional do Grupo de Resposta e Atenção ao Meio Ambiente - GRAMA

Em reunião ocorrida no último domingo dia 16 de agosto de 2020, nas instalações da subdelegacia de São Bernardo do Campo da BUSF foi oficialmente apresentado e homologado em ata a operacionalização do Grupo de Resposta ao Meio Ambiente da BUSF – Brasil / CPLP. Criada oficialmente em ata de 30 de junho de 2018 o grupo operacional ligado diretamente a Força Tarefa para Emergências da BUSF nasceu da necessidade de suporte a operações de resgate da BUSF em casos de resposta a agressões diversas causadas pelo homem ou própria natureza ao Meio Ambiente Global em que estamos todos inseridos.

Formatada para dar suporte à BUSF e demais outras organizações públicas e privadas de defesa do meio ambiente, o GRAMA passa a integrar a mais nova equipe de resposta direta e indireta nas ações de Preservação da fauna e flora em seus diversos biomas; Prevenção e Combate a Incêndios Florestais; Captura para manejo e cuidados a espécimes animais silvestres em parceria com órgão ambientais; Busca e resgate em áreas inóspitas, como mata atlântica, amazônica, caatinga e cerrado; Desenvolvimento de atividades educacionais na área de preservação e proteção do meio ambiente; E apoio logístico, estratégico e tático para ações das equipes USAR da BUSF u de outras organizações, quando em situações de desastres.

Para galgar seus amplos objetivos a equipe vem se organizando em fases onde a primeira foi a adequação de seus uniformes, programas, diretrizes e planejamento estratégico de ação global. A segunda fase começa a se desenrolar já esse mês com a comunicação às autoridades e demais organizações de proteção e defesa do meio ambiente, inclusive as internacionais, e o treinamento de seus membros para ações diversas. Esse ano ainda em novembro membros da 1ª Cia do GRAMA estarão em treinamento intensivo na árida região da caatinga em curso de sobrevivência e operações, também estão aberto propostas para um curso de adequação a áreas inóspitas na Amazônia, o Curso de manuseio e cuidados ofídicos junto ao Butantã e o curso BREC – Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas que estará aberto a todos os membros no Brasil do GRAMA.

Porém para o Presidente da Organização Sr. Bolívar Fundão Filho o grupo ira muito além de apenas resgatar animais e pessoas em áreas de matas; “Ele é muito mais amplo, o objetivo e ter um equipe que seja altamente treinada, moldada e adaptada a quaisquer situações onde haja a necessidade de uma resposta objetiva direta ou indireta em defesa dos biomas e suas diversas formas de vida não somente do Brasil, mas em uma primeira escala a também todos os países da CPLP e consequentemente em escala global. Somos uma organização internacional e não regional, por essa razão nossa visão deve ser ampla e universal. Não podemos apenas garantir a segurança da pessoa humana! Para a BUSF a segurança de existir e coexistir deve ser de todos os seres vivos sem exceção!”

O Grupo também dará apoio direto ao programa desenvolvido pela Diretoria de Ações Sociais e de Cooperação da BUSF desenvolvido com crianças e adolescente conhecido como Programa de Formação Cidadão Infanto-Juvenil onde uma de suas vertentes são os Patrulheiros Ambientais Mirins, desenvolvido com paralelamente ao de Bombeiros Mirins Juvenis.

Para maiores informações acesse a página do GRAMA no site oficial da BUSF em https://www.busfbrasil.org.br/grama

384 visualizações0 comentário
bottom of page